terça-feira, 19 de outubro de 2010

CHICO BUARQUE DECLARA


Estou com Dilma até o fim!!!

Até o fim da democracia, dos direitos individuais e da liberdade de pensamento!!!

Olha, pessoal, no fundo, eu tenho muita saudade daqueles tempos da ditadura, quando eu era realmente um cara importante e quando tudo o que eu fazia tinha influência e era sucesso. Sempre que eu estava meio sem inspiração, era fácil colocar a culpa na censura e dizer que não me deixavam dizer as coisas inteligentes que eu não sabia dizer. Depois que essa porcaria de democracia voltou ao país, minha carreira só fez descer a ladeira. Já não vendo muitos discos, quase não toco no rádio e todos me tratam como se eu fosse algum jogador de futebol aposentado, que vive das glórias do passado. Tentei até uma carreira de escritor, mas algumas pessoas mais atentas já repararam que aquilo que eu escrevo não faz nenhum sentido, coisa que só funciona bem nas ditaduras - quando você pode dizer que está falando uma linguagem metafórica, cheia de mensagens cifradas. Tenho certeza de que, com a volta da ditadura - e, principalmente, de uma ditadura cheia de amigos meus - vou voltar a ser aquele cara que fazia a diferença. Essa coisa de liberdade, no fundo, anestesia o artista, porque todos podem fazer tudo e fica muito difícil competir. Numa ditadura, a gente que é artista ganha uma aura de herói que economiza muito esforço, transformando qualquer sambinha em um tratado de filosofia. Além disso, quando a gente quer passar umas férias na Europa, pode dizer que vai se "auto-exilar" e ainda fica com fama de vítima das "cruéis perseguições dos obscurantistas". Por favor, votem na Dilma, porque assim a gente vai poder voltar aos gloriosos anos 60, quando a cultura brasileira era mais forte do que esse conhaque de alcatrão que eu estou bebendo agora!!!

Chico Buarque de Aruanda