segunda-feira, 5 de abril de 2010

RIQUITO REI FILOSOFA...

Como a vida nos reserva surpresas inesperadas!!! Como os acontecimentos não se cansam de ocorrer incessantemente!!! Tudo nesse mundo é quase tão impalvável quanto a expressão facial do Murilo Benício. Quando eu ainda não passava de uma criança imberbe, cheia de esperanças e de verminose, deixando que os ventos teutônicos fizessem esvoaçar meus cabelos lendeosos pelos alegres campos de joio da minha terra natal, tive o meu primeiro contato com o espanto: a descoberta de que os morcegos não eram aves. Depois, foi mais fácil tolerar a idéia de que os golfinhos não eram peixes, mas nunca consegui deixar de considerar como superstição a crença pagã de que o quadrado da hipotenusa é sempre igual à soma do quadrado dos catetos (creio que só um triângulo muito retângulo acreditaria nisso sem hesitar). Ao longo do tempo, minha sabedoria e meu talento crítico se aprofundaram e se consolidaram em níveis nunca antes vistos pelos seres humanos, embora eu continuasse sem entender porque uma alimentação sem carne podia incluir o frango e o peixe (será que esses seres são formados por alguma espécie de ectoplasma, como os autores dos livros do Chico Xavier?) Hoje, mais experiente e vivido, sou capaz de aceitar que o Brasil já tenha feito uma guerra pela posse do Uruguai e até mesmo que todos nós precisemos de legendas para assistir aos filmes portugueses. Porém, todas as poucas certezas que pensei acumular em minha vida desabaram como um castelo de cartas de areia, diante da notícia pasmosa e estupefaciente de que o Ricky Martin é boiola...