domingo, 7 de março de 2010

A ESTADISTA MARINA SELVA EXPLICA A SITUAÇÃO DE CUBA

"Muita gente ficou me estranhando porque eu me recusei a admitir que Cuba é uma ditadura, porque lá não teria eleição e pluripartidarismo. É muito triste, para mim, ver tanto preconceito contra um país que conseguiu o milagre de socializar a miséria, suprimindo toda a forma de elitismo e de meritocracia (afinal de contas, é uma imensa injustiça que algumas pessoas sejam melhores que as outras só porque são melhores que as outras). O que essa gente não consegue aceitar é que cada democracia tem o seu próprio sistema, as suas próprias tradições. No Brasil, o mandato presidencial é de 4 anos com direito à reeleição. Na França, o mandato é de 7 anos, também com reeleição. O que acontece com Cuba - como tão bem me explicou o nosso amado líder Fidel Castro - é que lá o mandato presidencial é de 100 anos, mas sem direito à reeleição (o que demonstra muito bem que não existe nenhuma rejeição à alternância do poder). Portanto, em Cuba, os valores democráticos estão em plena vigência, já que o comandante Fidel ainda está apenas na metade de seu mandato. Porém, não duvidem de que farei ásperas críticas ao governo cubano, caso as eleições de 2059 sejam adiadas."