segunda-feira, 1 de março de 2010

A PALAVRA DOS FILOZOOFOS


MONTAIGNE = Encontramos mais diferenças entre alguns homens e outros homens do que entre alguns homens e alguns animais.

MIGUEL DE UNAMUNO = O homem, pelo fato de ser homem, de ter consciência, já é, com relação ao asno e ao caranguejo, um animal doente. A consciência é uma doença.

GEORGE BERNARD SHAW = Os animais são meus amigos... e eu não como os meus amigos.

VOLTAIRE = Os homens são como os animais: os grandes comem os pequenos e os pequenos os picam.

CONFÚCIO = Quem quer que tenha ouvido os gritos de um animal que é morto não pode jamais comer da sua carne.

LEONARDO DA VINCI = Chegara o dia em que as pessoas como eu verão o assassinato dos animais como vêem hoje o assassinato dos seres humanos.

VICTOR HUGO = O animal tem sobre o homem a vantagem de não poder ser tolo.

OSCAR WILDE = O homem é um animal racional que normalmente fica furioso quando lhe pedem que aja de acordo com os preceitos da razão.

GANDHI = É possível julgar a grandeza de uma nação pela maneira como os animais nela são tratados.

EMIL CIORAN = Se o cão é o mais desprezado dos animais, é porque o homem se conhece muito bem para poder apreciar um companheiro que lhe é tão fiel.

GEORGE BERNARD SHAW = O homem é o único animal que enrubesce; ele é, além do mais, o único animal que tem motivos para enrubescer com alguma coisa.

ANDREW LANG = De todos os animais, só o gato atinge uma vida contemplativa.

HENRI BERGSON = Alguns definiram o homem como “um animal que ri”. Eles também poderiam defini-lo justamente como “um animal do qual se ri”.

PROVÉRBIO HINDU = Tu tens o direito de matar um animal para te nutrires com ele, com a condição de que a tua alegria de comê-lo seja maior do que a alegria que ele tinha de viver.

JEAN-BAPTISTE SAY = Se diria que o macaco não foi feito senão para humilhar o homem e lembrar-lhe de que entre ele e os animais existem apenas nuanças.

RENÉ GIRARD = Os animais de uma mesma espécie jamais lutam até à morte; o vencedor poupa o vencido. A espécie humana é privada desta proteção.

PLÍNIO O ANTIGO = Todos os animais conhecem aquilo que lhes é necessário, exceto o homem.

ROMAIN ROLLAND = Milhares de animais são massacrados inutilmente, todos os dias, sem a menor sombra de um remorso. Quem fizesse alusão a isso se tornaria ridículo. E esse é o crime imperdoável.