Ao longo dos primeiros séculos, manifestaram-se inequívocos vestígios do nosso futuro caráter nacional:
No século XVII, em Pernambuco, os brasileiros se unem pela primeira vez para expulsarem do país um grupo de invasores que traziam o mais abominável dos males: a civilização.
Ainda no mesmo século, o bandeirante constitui o primeiro tipo autêntico do herói nacional, roubando dos pobres para dar aos ricos e oprimindo e explorando os fracos em benefício dos fortes.
No século XVIII, em Vila Rica, vemos um grupo de aristocratas tramando uma revolta - que provavelmente resultaria em um banho de sangue - apenas para não terem que pagar impostos (o que, de fato, tornou-se uma prática comum nas elites nacionais). Este movimento deveria ter ficado conhecido como "a inadimplência mineira".
Os negros escravos trazem suas duas grandes contribuições para a cultura nacional: a feijoada e a macumba. Curiosamente, ambas são - uma no âmbito físico e outra no âmbito metafísico - exatamente a mesma coisa: uma reunião pouquíssimo criteriosa de rejeitos e sobras, tanto de porco quanto de religião.
No século XVII, em Pernambuco, os brasileiros se unem pela primeira vez para expulsarem do país um grupo de invasores que traziam o mais abominável dos males: a civilização.
Ainda no mesmo século, o bandeirante constitui o primeiro tipo autêntico do herói nacional, roubando dos pobres para dar aos ricos e oprimindo e explorando os fracos em benefício dos fortes.
No século XVIII, em Vila Rica, vemos um grupo de aristocratas tramando uma revolta - que provavelmente resultaria em um banho de sangue - apenas para não terem que pagar impostos (o que, de fato, tornou-se uma prática comum nas elites nacionais). Este movimento deveria ter ficado conhecido como "a inadimplência mineira".
Os negros escravos trazem suas duas grandes contribuições para a cultura nacional: a feijoada e a macumba. Curiosamente, ambas são - uma no âmbito físico e outra no âmbito metafísico - exatamente a mesma coisa: uma reunião pouquíssimo criteriosa de rejeitos e sobras, tanto de porco quanto de religião.